Oda

Foto de Leonardo di Lazzaro
Arissa Oda é brasileira. Nascida em Nagasaki, Japão. Trabalha com esculturas, instalações e videopoemas. Investiga o rastro, a memória e a intimidade.
Suas esculturas compostas por peças de roupa íntima, ganchos de açougue e embebidas em resina epóxi lidam com a materialidade do tempo. Em cores que quando resinadas ganham um aspecto translúcido. Peças de alguma forma congeladas no tempo, para sempre úmidas, para sempre no processo de secagem - por conta do aspecto líquido que a resina proporciona, mesmo seca e curada. Formam-se gotas, que lá ficam em certos pontos da escultura - como se estivessem prestes à cair.
Dialogam com a possibilidade tátil do tempo, como se fosse possível ver e manusear um segundo, um minuto, um momento. Assim nos deparamos com uma materialidade escancarada que fricciona com a noção do desejo instantâneo e acelerado do mundo algorítmico de hoje.
A artista acredita na possibilidade de vida em um fóssil, trabalhar a materialidade num mundo que anda escasso dela. Já que os acúmulos no mundo digital são de uma ordem acelerada que não são compatíveis com o tempo do humano e do artesanal.
Formada em jornalismo, sempre foi afeita pela narrativa das pequenezas e pelo contar de histórias. Seu processo criativo é profundamente ligado com o caminhar pela cidade e o tempo longe das telas.
Atualmente restaura antiguidades em metal.
Arissa Oda - Artista Multimídia
Educacão
2013 - 2016
Jornalismo, Faculdade Cásper Líbero
2018
Cinema - Inspiratorium
2023
Joalheria, fundição e manuseio de metais preciosos - Senai
Exposições, salões e festivais
2025
2025
2025
2025
2025
2024
31º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande
35º Salão Bunkyo de Arte Contemporãnea
Ocupação com a instalação "Bom Proveito"no Projeto Marieta
expo blush collab. Curadoria @arquivoblush (coletiva)
Abraço Coletivo. Organização de Paula Borghi e Ivan Padovan - Galeria Canteiro (coletiva)
Instruções de antessala (videopoema) - Festival do Minuto
2024
Sindicato dos poetas (curta) - Festival Internacional 1666
Residências e outros
2025
Grupo de desenvolvimento de artistas - Projeto Marieta - Curadoria de Marina Frúgoli